Arquivo do blog

trecho do livro "A Colina dos Vendavais"

...É ele que mim mantem viva. Se tudo o mais perecesse e “ele”ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir: e, se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo tornar-se-ia uma vastidão desconhecida.

...Como posso eu viver a minha vida, como posso eu viver sem a minha alma?

Emily Bronte

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brasilidades

                                                

Cândido Torquato Portinari, um dos expoentes da Arte Moderna no Brasil, nasceu em brodowski (SP), em 29 de dezembro de 1903  e morreu no Rio de Janeiro, em 6 de fevereiro de 1962, em decorrência de complicações ao seu organismo pela intoxicação das tintas que nortearam sua consagração. Foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais.










                              
Suas principais obras são: Meio ambiente, Colhedores de café, Mestiço, Favelas, O Lavrador de Café, O sapateiro de Brodowsqui, Meninos e piões, Lavadeiras, Marias, O Descobrimento, Tiradentes, Grupos de meninas brincando, Menino com carneiro, Cena rural, A primeira missa no Brasil , São Francisco de Assis, Os Retirantes, Guerra e Paz etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário